segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Alunos da UVA protestam por restaurante universitário




Sobral. Os alunos da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) protestaram, no dia 21 deste mês , contra a falta de restaurante universitário na instituição. Eles improvisaram um almoço na entrada do campus da Betânia, com direito a macarrão instantâneo, banana, suco, pão e raspa de coco. Comandados pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), os alunos cobraram da Reitoria a imediata construção do equipamento.

"A UVA já vai para mais de 40 anos de fundação e nunca teve um restaurante universitário", lamenta o diretor de Assuntos Estudantis do DCE, Manoel Henrique, estudante do curso de Ciências Contábeis. Com megafone na mão, ele conclamava os alunos a participar do protesto e convidava para a "inauguração" do RU improvisado.

Os estudantes denunciam que não têm aonde comer. "A Reitoria nos ofereceu um auxílio-alimentação. Não queremos esmola. Queremos um restaurante universitário para uma comunidade acadêmica de mais de nove mil alunos", salienta Manoel Henrique, que alega que a orientação da UVA é que os alunos se dirijam ao Restaurante Popular de Sobral. "Só que este restaurante é longe da UVA e é dirigido para os trabalhadores, e não para os estudantes", acrescenta.

O reitor da UVA, Antônio Colaço, diz que espera até o fim deste mês uma resposta da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Secitece) sobre a construção de um grande Restaurante Universitário para atender a UVA, o campus da Universidade Federal do Ceará (UFC) e o Instituto Federal de Educação (IFCE).

Outra alternativa é a construção de um RU próprio, mas que depende do orçamento. Colaço informa que a UVA distribui 200 bolsas para custear a alimentação e moradia de alunos carentes. "É uma ajuda de R$ 150,00 por três horas de trabalho e R$ 300,00 por seis horas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário